
Ouça este conteúdo
O número de mortos nas inundações ocorridas no centro-sul do Texas subiu para 82 e 40 desaparecidos nesta segunda (7), segundo as autoridades locais, enquanto centenas de efetivos e voluntários continuam as buscas. Também neste domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma declaração de emergência de desastre natural.
"Essas famílias estão lidando com uma tragédia inimaginável, muitas vidas foram perdidas e muitas outras ainda estão desaparecidas", escreveu o mandatário em sua conta na plataforma Truth Social.
A decisão permite que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) seja ativada na área para apoiar as autoridades locais e estaduais, disse a secretária do Departamento de Segurança Nacional, Kristi Noem, em comunicado.
VEJA TAMBÉM:
Vítimas
Larry Leitha Jr, xerife do condado de Kerr, um dos condados mais atingidos, detalhou em entrevista coletiva que foram localizados 68 mortos, dos quais 40 são adultos e 28, menores de idade. Entre essas vítimas, 18 adultos e dez menores não foram identificados.
As autoridades de outras comunidades próximas relataram 11 outras mortes: três no condado de Burnet, duas no condado de Kendall, uma em Williamson, uma no condado de Tom Green e quatro no condado de Travis.
Ainda estão desaparecidas dez meninas e uma monitora que passavam o verão no acampamento cristão Mystic, perto da cidade de Hunt, quando as águas do rio Guadalupe começaram a subir de nível na madrugada de sexta-feira.
As autoridades locais se recusaram inicialmente a estimar um possível número de pessoas desaparecidas, já que muitas pessoas de fora da região estavam acampadas na área para as festividades de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, mas o governador do Texas, Greg Abbott, calculou em 41 o número de desaparecidos pelas inundações.
O gestor municipal de Kerrville, no condado de Kerr, Dalton Rice, disse no sábado que esta é a pior enchente na região desde 1987, quando dez adolescentes morreram.
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou neste domingo uma declaração de emergência por desastre natural para lidar com as enchentes no Texas e permitir que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) seja ativada na área.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que mais de 30 centímetros de chuva se acumularam em um período de apenas 12 horas na sexta-feira, elevando o rio Guadalupe perto de Hunt ao seu segundo nível mais alto já registrado, 9,9 metros.
As enchentes devastaram a região de Hill Country, nos arredores de San Antonio, antes do fim de semana de feriado em que a comunidade havia planejado várias atividades para comemorar o Dia da Independência dos EUA.



