Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
perigo

Inundações na China levam produto químico explosivo a rio

Mais de 900 chineses morreram por causa das chuvas neste ano. Inundações frequentes causam cortes no abastecimento de água

Crianças brincam em região alaga pela cheia do rio Yangtze, na China | Reuters
Crianças brincam em região alaga pela cheia do rio Yangtze, na China (Foto: Reuters)

As inundações no nordeste da China provocaram o derramamento de mais de mil barris de produtos químicos explosivos em um grande rio, disse nesta quarta-feira a imprensa estatal, enquanto o número de mortos devido às enchentes no país chegava perto de mil neste ano.

O incidente aconteceu durante a manhã ao longo do inundado rio Songhua, na cidade de Jilin, na província de Jilin, informou a agência estatal de notícias Xinhua.

Moradores contactados por telefone disseram que o fornecimento de água havia sido cortado momentaneamente em partes da cidade, mas que começava a voltar à normalidade.

Os barris, provenientes de uma fábrica química, tinham mais de 160.000 quilos de fluídos químicos explosivos, disse a Xinhua citando funcionários locais.

"Os funcionários de emergência tentaram recuperar os barris e as autoridades de proteção ambiental local monitoravam de perto a qualidade da água no rio", indicou a reportagem.

A China enfrenta periodicamente inundações em rios, o que resulta em cortes no fornecimento de água. O incidente mais sério aconteceu em 2005, quando uma explosão em uma fábrica vazou produtos químicos tóxicos para o rio Songhua, em Harbin.

Quatro milhões de pessoas ficaram sem água.

Neste ano, as chuvas registradas em partes do centro e sul da China causaram a morte de 928 pessoas e deixaram 477 desaparecidas.

Um total de 875 mil casas foi danificada, 9,61 milhões de pessoas foi evacuada e 8,76 milhões de hectares de lavouras ficou destruída, acrescentou a agência.

O nordeste da China também foi atingido por chuvas torrenciais nos últimos dias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.