A Igreja Católica acobertou casos de abuso sexual de padres contra jovens por décadas em uma diocese da Irlanda, concluiu uma investigação do governo.
O relatório da investigação, de 270 páginas, foi publicado nesta terça-feira, com detalhes de como a Igreja tratou 100 acusações de abuso contra 21 padres da diocese de Ferns, no condado de Wexford, desde meados dos anos 60. Entre as alegações há acusações de estupro.
"Peço desculpas a todos os que sofreram dor duradoura nas mãos de abusadores dentro da Igreja. A traição da confiança é horrenda. Hoje a Igreja está envergonhada por suas falhas passadas em relação à proteção das crianças", disse em nota o chefe da Igreja Católica Romana na Irlanda, Sean Brady.
"Fica claro no relatório que não foram tomadas medidas para proteger crianças vulneráveis ao longo de um período de muitos anos", disse em nota oficial o ministro para a Infância, Brian Lenihan.
"Em nome do governo quero condenar nos termos mais veementes possíveis a constante falha e a negligência daqueles que ocupam cargos de confiança da diocese de Ferns", afirmou o ministro.
A investigação, iniciada em 2002, descobriu que durante 20 anos um bispo responsável pela diocese, localizada numa área rural do sudeste da Irlanda, puniu os padres acusados de abusos com uma transferência temporária de posto ou de diocese. Depois eles voltavam a seus postos antigos.
O relatório criticou a decisão do bispo de ordenar "homens claramente inadequados para o sacerdócio", sabendo ou devendo ter sabido que eles poderiam cometer abusos contra crianças.
Recuperar a confiança na Igreja Católica, gravemente abalada por uma série de escândalos sexuais no mundo todo, é uma das missões mais difíceis do Papa Bento XVI.
As conclusões da investigação devem realimentar a fúria do público contra a Igreja, depois de vários escândalos sexuais na Irlanda.
John Kelly, fundador do grupo de apoio Sobreviventes do Abuso Infantil, disse que a investigação não teve a força necessária.
- O governo prometeu o Rolls Royce dos tribunais, mas ficamos apenas com um carro mixo - disse ele.



