• Carregando...
Ex-presidente da França foi detido por 24 horas | Eric Gaillard/Reuters
Ex-presidente da França foi detido por 24 horas| Foto: Eric Gaillard/Reuters

A investigação de uma suposta rede de tráfico de influência motivou a prisão do ex-presidente da França Nicolas Sarkozy na manhã de ontem, informaram os promotores, um caso sem precedentes na história de um país que costuma reverenciar seus ex-líderes.

Os investigadores estão tentando determinar se Sarkozy inapropriadamente usou sua influência para ajudar um magistrado a conseguir um cargo de alto prestígio e, assim, ter acesso a informações sobre um inquérito policial sobre as suspeitas de financiamento irregular da campanha do ex-presidente.

Na época, os promotores estavam investigando se Sarkozy teria usado o nome da empresária Liliane Bettencourt, herdeira da L’Oreal, para coletar de maneira ilegal recursos para sua campanha. Por meio de advogados, a milionária tem afirmado que suas doações para o partido do ex-presidente eram legais. Sarkozy negou todas as acusações e o caso foi abandonado por falta de provas.

Rede

As suspeitas dos promotores de que Sarkozy interferiu posteriormente no caso, criando uma suposta rede de tráfico de influência, levaram-no à prisão para interrogatório ontem. Esse crime é punível com prisão na França.

O advogado de Sarkozy, Thierry Herzog, e o magistrado Gilbert Azibert estão detidos desde ontem como parte da investigação. Nenhum dos representantes deles quis conceder entrevistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]