Depois de um mal-entendido em uma tentativa de lançar um macaco ao espaço, em janeiro deste ano, o Irã anunciou neste sábado (14) ter recuperado ileso na Terra o animal enviado ao espaço a bordo de um foguete, como parte de seu polêmico programa balístico. O presidente iraniano, Hassan Rohani, transmitiu uma mensagem de felicitação aos engenheiros e cientistas, divulgada pela agência de notícias Irna.
Em janeiro, o país também anunciou o envio de um macaco ao espaço com êxito e informou que o havia recuperado são e salvo no retorno à Terra. Mas o sucesso da missão ficou sob suspeita quando o país apresentou à imprensa, após o pouso, um macaco diferente do enviado ao espaço. A primeira tentativa do país fracassou em setembro de 2011.
Rouhani usou o Twitter para celebrar a conquista. De acordo com ele, o macaco chamado Fargam tinha sido devolvido à Terra "são e salvo".
"No total, este é o segundo macaco enviado ao espaço e retornou em perfeita saúde para o Irã", disse Rouhani em outra mensagem.
O programa espacial iraniano provoca inquietação entre os países ocidentais, que suspeitam que Teerã tenta adquirir conhecimentos e experiência necessários para utilizar armas com cargas nucleares.



