Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão diplomática

Irã e Grã-Bretanha discutem sobre soldados capturados

O Irã está considerando encargos contra os 15 soldados da Grã-Bretanha por entrarem ilegalmente em suas águas e poderá conceder acesso britânico aos soldados quando a investigação de Teerã estiver concluída, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, no domingo.

A secretária de Relações Exteriores da Grã-Bretanha,Margaret Beckett, "demonstrou preocupação com a detenção dos soldados britânicos e pediu acesso consular a eles no Irã" durante conversa telefônica com Mottaki, informou Mansour Sadeghi, porta-voz da missão da ONU no Irã.

Mottaki, por sua voz, demonstrou preocupação com a "incursão dos soldados em águas do território iraniano", relatou o porta-voz à Reuters.

"Ele disse que essa questão está sendo estudada e sendo considerada por autoridades iranianas e depois que a investigação for concluída a possibilidade do acesso consular será acordada", informou Sadeghi.

O Irã capturou na sexta-feira 15 soldados da Marinha Britânica no canal Shatt al-Arab, que marca a fronteira sul do Iraque com o Irã.

Mais cedo no domingo, um dia depois de Mottaki ter se dirigido ao Conselho de Segurança da ONU após o organismo ter imposto novas sanções contra Teerã por se recusar a suspender o programa de enriquecimento de urânio, o ministro disse que o Irã considerava encargos contra os soldados.

"A acusação contra eles é a entrada ilegal nas águas iraquianas e essa questão está sendo considerada legalmente", relatou Mottaki a repórteres em Nova York.

"As autoridades iranianas interceptaram esses marinheiros em águas iranianas e prenderam eles em águas iranianas e isso já aconteceu no passado", disse.

Mas a Grã-Bretanha afirmou que duas embarcações de marinheiros da Marinha Real procuravam um navio mercante em uma missão aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) quando foram rodeados por barcos iranianos e capturados.

"Esta é uma situação muito séria e não há dúvida de que essas pessoas foram levadas de uma embarcação em águas iraquianas", disse o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, a repórteres depois de um fórum da União Européia em Berlim.

Segundo Mottaki, "a questão está sob consideração dentro das leis da República Islâmica do Irã".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.