• Carregando...

O Irã enriquecerá urânio a um grau de pureza de até 20% e o utilizará como combustível em suas usinas nucleares, afirmou nesta quarta-feira o presidente da república islâmica, Mahmoud Ahmadinejad.

"A nação iraniana fará sozinha o combustível (nuclear enriquecido) a 20% e o que mais precisar", assegurou Ahmadinejad em discurso proferido hoje em Isfahan, na região central do Irã, e transmitido ao vivo pela televisão estatal.

O chefe de governo iraniano também reiterou que, para Teerã, a questão nuclear "está encerrada".

A promessa de enriquecer urânio a um grau mais elevado de pureza contraria a pressão internacional para que o Irã paralise a atividade.

Ahmadinejad declarou-se frustrado com as negociações em torno de um acordo apoiado pela ONU por meio do qual o Irã enviaria urânio ao exterior para receber de volta a substância enriquecida num grau mais elevado do que o país é capaz de produzir no momento.

O enriquecimento de urânio é um processo essencial para a geração de combustível usado no funcionamento das usinas nucleares. Em grande escala, o urânio enriquecido pode ser usado para carregar ogivas atômicas.

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã desenvolva em segredo um programa nuclear bélico. O Irã sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, estando de acordo com as normas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual é signatário.

O urânio enriquecido com grau de pureza de até 20% permite que o mineral sirva de combustível para mover um reator nuclear. O Irã tem um reator capaz de enriquecer urânio, mas com apenas 3,5% de pureza. Embora o processo para enriquecer urânio em 20% leve meses, o próximo estágio - enriquecê-lo em mais de 90%, o que permitiria o uso do mineral na construção de uma bomba atômica - poderia ser alcançado "em algumas semanas", disse David Albright, especialista em Washington do Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional.

Segundo Albright, a verdadeira preocupação com o Irã enriquecer urânio em 20% é que com isso o país estará no caminho para um eventual enriquecimento posterior do mineral acima de 90%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]