• Carregando...

O Irã provê armas ao governo sírio para a repressão aos protestos da oposição, informaram nesta sexta-feira (13) altos funcionários dos Estados Unidos, citando a visita de um representante de Teerã a Damasco.

Segundo os funcionários, o presidente sírio, Bashar Al Assad, recebeu este mês em Damasco Qasem Soleimani, comandante da força de elite Quds da Guarda Revolucionária do Irã, o que é um sinal concreto de que a ajuda iraniana à Síria inclui armamento.

"Estamos seguros de que (Soleimani) foi recebido pelos mais altos dirigentes do governo sírio, incluindo o presidente Assad", disse um funcionário americano, que pediu para não ser identificado.

"Acreditamos que isto retrata o apoio iraniano às tentativas sírias de oprimir seu povo".

Os Estados Unidos já suspeitavam da ajuda de Teerã a Damasco na repressão brutal à oposição, que tenta derrubar o regime de Assad há alguns meses.

Outro funcionário americano acrescentou que a visita de Soleimai é o gesto mais concreto até o momento da cooperação direta do Irã à sangrenta repressão na Síria, que segundo a ONU já deixou 5 mil mortos desde março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]