Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Represália

Irã proíbe visita de inspetores da AIEA a instalações nucleares

O Irã proibiu o acesso a suas instalações nucleares de 38 inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em represália à resolução do Conselho de Segurança da ONU contra o país, informou nesta segunda-feira (22) o presidente da comissão parlamentar de Segurança Nacional, Alaeddin Borujerdi.

"A comissão decidiu não permitir a entrada de 38 inspetores no Irã e esta restrição foi oficialmente notificada à AIEA", disse Borujerdi.

A comissão especial foi criada após a adoção, em 23 de dezembro, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas da resolução 1737, que pune os programas nucleares e balísticos iranianos pela recusa de Teerã em suspender as atividades de enriquecimento de urânio.

"É o primeiro passo destinado a limitar a cooperação com a agência da ONU de segurança nuclear", acrescentou Borudjerdi.

Em 27 de dezembro do ano passado, o parlamento iraniano aprovou um projeto de lei que exigia a revisão da cooperação do governo com a AIEA por causa da resolução que possibilita as sanções.

Borudjerdi não divulgou detalhes sobre a lista de inspetores, mas disse que a mesma não foi estabelecida a partir de um critério de nacionalidade.

Os inspetores da AIEA visitam regularmente as instalações nucleares iranianas, já que o Irã é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).

Muitos países temem que o programa nuclear civil iraniano, que ainda está no nível de pesquisas, seja usado para fins militares. Teerã sempre negou ter esta intenção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.