Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaça

Irã quer nova negociação sobre proposta de combustível nuclear

Governo iraniano quer mudanças básicas na proposta, pela qual vai enviar grande parte de seu urânio de baixo enriquecimento ao exterior para processamento

O Irã quer discutir mais a proposta nuclear preliminar apresentada pela ONU, incluindo garantias de que irá receber o combustível para o reator, disse o enviado de Teerã à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta segunda-feira (2).

O Irã deu a entender que quer mudanças básicas na proposta, pela qual vai enviar grande parte de seu urânio de baixo enriquecimento (LEU, na sigla em inglês) ao exterior para processamento. Quando o LEU tiver se transformado em um combustível refinado, será devolvido para alimentar um reator de pesquisas de Teerã.

A proposta - apoiada por Rússia, França e EUA - visa a reduzir o estoque iraniano de LEU abaixo da quantidade mínima que poderia ser utilizada para a fabricação de uma bomba nuclear.

Mas o embaixador iraniano Ali Asghar Soltanieh disse à Reuters que são necessárias mais discussões "a fim de garantir que nossas preocupações técnicas, e principalmente a questão da garantia de fornecimento de combustível, sejam levadas em consideração".

"Estamos prontos para a próxima rodada de discussões técnicas em Viena na sede da AIEA", disse, acrescentando que a AIEA agora deveria estabelecer uma data adequada.

Soltanieh deu a resposta inicial do Irã à AIEA sobre a proposta na sexta-feira, depois de negociações em Viena entre 19 e 21 de outubro.

"Estamos prontos para comprar o combustível de qualquer fornecedor sob o âmbito de salvaguardas e da vigilância da AIEA", disse Soltanieh.

Diplomatas ocidentais dizem que o Irã também pediu para receber combustível para o reator de Teerã antes de enviar seu urânio de baixo enriquecimento ao exterior.

Eles dizem que as exigências iranianas são inaceitáveis porque a proposta dessa forma não diminuiria a capacidade do Irã de fabricar uma arma atômica se quisesse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.