• Carregando...

O Irã não vai abandonar o que chama de seu direito de enriquecer urânio, como propõe o Ocidente, mas está pronto para dialogar como os Estados Unidos, afirmou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki.

- Não vamos abandonar nosso direito natural de nação de enriquecimento, não vamos discutir sobre isto. Mas estamos prontos para dialogar sobre preocupações mútuas - disse Mottaki.

O ministro, citado pela agência de notícias iraniana Irna, respondeu assim à proposta da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, de negociar se o programa de enriquecimento de urânio for suspenso.

Rice anunciou na quarta-feira que os EUA participariam das negociações entre Irã e União Européia caso o enriquecimento de urânio fosse interrompido.

- A declaração não traz nada de novo e não inclui uma solução nova e lógica para a questão nuclear. Não vamos questionar o direito do povo iraniano à tecnologia nuclear. Mas estamos dispostos a dialogar, sobre uma base de igualdade e sem discriminação, sobre os assuntos que causam desconfiança - explicou o ministro iraniano, insistindo que o programa tem fins pacíficos.

Mottaki considerou retóricas as declarações de Rice.

- Os EUA querem é desviar a atenção de seus crimes no Iraque. Se eles querem mudanças, devem mudar seu comportamento - acusou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]