
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ridicularizou ontem a nova política nuclear do presidente americano, Barack Obama, que deixa aberta a opção do uso de armamento atômico contra a república islâmica. Ele advertiu ainda que os EUA podem receber uma resposta "contundente". "Políticos materialistas americanos, quando perdem para lógica, imediatamente colocam o dedo no gatilho, como cowboys", disse Ahmadinejad em um discurso no noroeste do país, transmitido ao vivo pela televisão estatal.
"Sr. Obama, você é novo (na política). Espere até você suar e ganhar alguma experiência. Seja cauteloso para não ler o papel na sua frente ou repetir qualquer declaração recomendada", continuou o ultraconservador iraniano. "(Políticos americanos) maiores que você, mais provocadores que você, não puderam fazer nada."
Ontem o secretário de Defesa, Robert Gates, disse que o governo dos Estados Unidos descarta utilizar armas nucleares contra países que não possuem este tipo de arsenal, mas considera que "todas as opções estão sobre a mesa" em relação a Irã e Coreia do Norte.
"Tenha cuidado. Se seguir os passos de (o ex-presidente americano George W.) Bush, a resposta das nações será tão contundente como a que obteve Bush", acrescentou.



