Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Irã se diz pronto para batalha decisiva contra EUA e Israel se atacado

Nesta quarta-feira (12), o comandante das Forças Armadas chamou de blefe político as declarações americanas sobre uma possível opção militar no caso de um fracasso nas negociações nucleares

Apesar dos sinais de aproximação do presidente Hassan Rouhani, o Irã vem dando sinais contraditórios em relação ao Ocidente. Nesta quarta-feira (12), o comandante das Forças Armadas chamou de blefe político as declarações americanas sobre uma possível opção militar no caso de um fracasso nas negociações nucleares e disse que o Irã está preparado para "a batalha decisiva contra os Estados Unidos e o regime sionista" - uma declaração que lembrou os tempos do polêmico ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad.

"Advertimos que, se for iniciada uma ofensiva contra nossas forças a partir de um território, todas as posições serão atacadas. Não temos nenhuma hostilidade ante os países da região, mas no caso de ataque a partir das bases americanas na região, os atacaremos", declarou o general Hasan Firuzabadi, comandante do Estado-Maior, citado pela agência Fars.

Autoridades americanas afirmaram várias vezes nas últimas semanas que "todas as opções estão sobre a mesa" no caso de fracasso das negociações entre o Irã e as grandes potências sobre seu programa nuclear - um termo normalmente usado para uma ação militar como um último recurso.

Os Estados Unidos mantêm muitas bases militares na região, em particular na Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Kuwait e Turquia.

As negociações serão retomadas na próxima segunda-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.