• Carregando...
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei| Foto: EFE/ Kobi Gideon e EFE/EPA/ERIK S. LESSER/IRAN'S SUPREME LEADER OFFICE

O Irã lançou neste final de semana um ataque sem precedentes contra o território de Israel. Segundo o regime islâmico, o ataque, que contou com mais de 300 mísseis e drones, foi uma retaliação ao bombardeio atribuído a Israel na embaixada iraniana em Damasco, na Síria, onde foram mortos três comandantes da Guarda Revolucionária do regime islâmico.

Apesar de estar sob pressão do seu principal aliado, os EUA, que teme uma escalada no conflito, Israel já disse, após o ataque, que deverá responder a agressão iraniana. No final de semana o país conseguiu interceptar 99% dos mísseis e drones disparados contra o seu território, um feito que os EUA classificaram como a “maior vitória” de Israel neste cenário de tensão.

Ao comparar as forças militares do Irã e de Israel, conforme informações divulgadas no site da Global Firepower, Israel se destaca por sua tecnologia avançada e estratégia de operações rápidas e intensas. Enquanto isso, o Irã compensa seus equipamentos mais antigos com um grande contingente humano e um foco significativo no desenvolvimento de mísseis e drones.

Comparando forças

Israel possui atualmente um orçamento de defesa estimado em US$ 24,2 bilhões, enquanto o Irã possui US$ 9,9 bilhões, conforme o Global Firepower.

Em termos de poder aéreo, Israel conta com 612 aeronaves militares, em comparação com as 551 do Irã. O Global Firepower destaca a vantagem tecnológica de Israel nesta área, com a posse de aeronaves mais modernas e uma quantidade maior de caças, incluindo 241 caças em comparação com os 186 do Irã.

Os avançados caças F-15, F-16 e F-35 de Israel seriam considerados peças-chave em um eventual confronto direto com o Irã.

No quesito de força terrestre, o Irã supera Israel em número de tanques e veículos blindados, com 4071 tanques e 65 mil veículos blindados, contra 2,2 mil tanques e 43 mil veículos blindados de Israel. O Irã também tem uma vantagem em relação ao número de lança-foguetes, com 775 em comparação com os 150 de Israel.

O Global Firepower destaca o poder naval do Irã, que possui uma frota maior de navios de combate em sua força marítima em relação a Israel. O regime islâmico conta com 101 navios de guerra, enquanto Israel possui apenas 67.

Segundo o Global Firepower, o Irã também conta com um contingente maior de pessoal ativo e de reserva em seu exército, com 610 mil ativos e 350 mil reservistas, em comparação com os cerca de 170 mil ativos e 465 mil reservistas de Israel.

Além disso, o Irã tem uma população disponível para ajudar na mão de obra muito maior que Israel, com mais de 49 milhões de pessoas, enquanto os israelenses contam com 3,7 milhões.

Os iranianos também possuem mais de 41 milhões de pessoas aptas para o serviço militar, enquanto Israel tem apenas 3,1 milhões.

Sistema de defesa antiaérea robusto x proxies espalhados pelo Oriente Médio

Israel possui atualmente um dos sistemas de defesa antiaérea mais potentes do mundo, que incluem o já famoso Domo de Ferro, o sistema David’s Sling e o Arrow, além do Patriot, que juntos conseguiram, contando ainda com a ajuda de países parceiros, como os EUA e a França, repelir a investida de drones e mísseis do Irã feita no final de semana.

Por outro lado, o Irã compensa sua tecnologia mais antiga em outras áreas, especialmente em armamento, com um foco notável no desenvolvimento de mísseis e drones. Isso inclui mísseis balísticos capazes de atingir uma variedade de alvos regionais.

Além disso, o país também aproveita seus proxies, forças terroristas, como o Hezbollah, que fazem parte do chamado "Eixo de Resistência" em todo o Oriente Médio.

O regime islâmico também realiza um esforço significativo na expansão de suas capacidades cibernéticas.

Quando se trata de poder nuclear, Israel leva vantagem. Segundo o Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (SIPRI), o país deve ter em seu arsenal cerca de 80 armas nucleares. Algumas dessas armas, segundo especialistas, podem até ser disparadas por meio de aeronaves ou por mísseis balísticos de médio alcance, como os Jericho II.

O Irã, por sua vez, não possui oficialmente armas nucleares, mas tem um dos maiores arsenais de mísseis balísticos e drones do Oriente Médio, que inclui mísseis de cruzeiro e mísseis antinavio, bem como mísseis balísticos com alcance de até 2000 quilômetros. Esses mísseis têm a capacidade e o alcance para atingir qualquer alvo, incluindo Israel, como foi possível observar no final de semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]