• Carregando...

O Ministério do Petróleo iraquiano acusou nesta sexta-feira (11) combatentes curdos de terem se apoderado de dois campos petrolíferos perto da cidade disputada de Kirkuk, no norte do país.

"O Ministério do Petróleo condena firmemente a tomada de poços petrolíferos nos campos de Kirkuk e Bey Hasan nesta manhã por parte de grupos de combatentes curdos", afirmou em um comunicado.

Estes campos petrolíferos produzem juntos cerca de 400.000 barris diários, segundo um porta-voz do ministério. A empresa responsável pelo local confirmou a informação.

Até o momento não foi possível contactar as autoridades da região autônoma do Curdistão iraquiano. Os curdos possuem um exército próprio, os Peshmergas.Estas acusações marcam uma nova escalada nas tensões entre Erbil, a capital curda, e Bagdá, que contribuíram recentemente para o fracasso na formação de um governo de unidade nacional.

Aproveitando a retirada do Exército iraquiano diante da ofensiva lançada em junho pelos insurgentes sunitas, as forças curdas tomaram o controle de territórios disputados com Bagdá.

Erbil afirmou que não os devolverá e anunciou a realização de um referendo sobre a independência da região.As autoridades curdas pediram na quinta-feira (10) a renúncia do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, classificando-o de "histérico" depois de ter acusado a província autônoma de ser o quartel-general dos insurgentes.

"O Ministério do Petróleo adverte firmemente a região do Curdistão sobre o risco de seu comportamento irresponsável que viola a Constituição e a riqueza nacional, despreza as autoridades federais e ameaça a unidade nacional", acrescenta o comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]