Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ofensivas

Iraque pode pedir à Rússia ataques aéreos contra o Estado Islâmico em seu território

O Iraque pode pedir em breve ataques aéreos russos contra o Estado Islâmico em seu território e que a Rússia tenha um papel maior do que os Estados Unidos na guerra contra o grupo militante, disse o chefe do comitê de defesa e segurança do Parlamento iraquiano, Hakim al-Zamili, nesta quarta-feira (7).

“Podemos ser forçados a pedir à Rússia que lance ataques aéreos no Iraque em breve. Acho que nos próximos dias ou semanas o Iraque será forçado a pedir à Rússia que lance ataques aéreos, e isso depende do seu sucesso na Síria”, afirmou Al-Zamili à Reuters.

O governo do Iraque e poderosas milícias xiitas apoiadas pelo Irã questionam a determinação dos Estados Unidos na luta contra militantes do Estado Islâmico, que controlam um terço do país, dizendo que os ataques aéreos da coalizão liderada pelos norte-americanos são ineficazes.

Ataques aéreos russos contra os opositores do governo na Síria aumentaram as esperanças em Bagdá de que a Rússia possa tornar-se um parceiro eficaz contra o grupo ultrarradical.

“Estamos procurando ver se a Rússia terá um papel mais importante no Iraque... Sim, definitivamente, um papel maior do que os norte-americanos”, disse Zamili.

A intervenção da Rússia no Médio Oriente, incluindo um novo acordo de segurança e compartilhamento de inteligência com o Irã, o Iraque e a Síria, tem levantado preocupações em Washington de que seu antigo inimigo da Guerra Fria está ganhando influência na região, grande produtora de petróleo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.