Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
europa

Islândia vota em referendo um projeto de constituição elaborado pelos cidadãos

O referendo pede aos islandeses que respondam sim ou não a seis perguntas sobre temas como o papel dos recursos naturais do país, da Igreja nacional e o futuro do sistema democrático da ilha

Os islandeses votam neste sábado (20) em um referendo o projeto de constituição elaborado por uma comissão de 25 cidadãos que realizaram uma consulta com seus compatriotas via internet, num exercício de democracia direta sem precedentes.

O referendo pede aos islandeses que respondam sim ou não a seis perguntas sobre temas como o papel dos recursos naturais do país, da Igreja nacional e o futuro do sistema democrático da ilha.

Os habitantes também devem se pronunciar sobre a possibilidade de celebrar referendos por iniciativa cidadã e sobre o modelo de votação, assim como se a futura constituição deve basear-se no projeto que foi apresentado.

A participação eleitoral por ora é menor que a registrada em outros referendos realizados no país.

A constituição vigente foi adotada em 1944, depois que a Islândia se tornou independente da Dinamarca. Há muito tempo, as pessoas falam em fazer uma revisão da Carta Magna, que isto sempre foi adiado.

A quase falência econômica da Islândia em 2008 em função da crise financeira desencadeou movimentos sociais em prol de uma futura constituição elaborada pelos próprios cidadãos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.