Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaça no Oriente Médio

Israel anuncia “política de defesa ativa” para impedir o Irã de reconstruir capacidade militar

eua israel irã
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz: ameaça do Irã persiste após guerra de 12 dias (Foto: ABIR SULTAN/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou nesta sexta-feira (4) que seu país buscará uma "política de defesa ativa" após sua guerra de 12 dias com o Irã, que terminou em 24 de junho, para evitar que a república islâmica consiga reconstruir suas capacidades militares.

"O Estado de Israel tem toda a intenção de realizar uma política de defesa ativa contra o Irã e eliminar as ameaças", disse Katz em uma mensagem às tropas compartilhada nesta sexta por seu gabinete.

O ministro destacou os danos ao programa nuclear iraniano e ao sistema de produção de mísseis balísticos, aos quais se referiu como as duas grandes ameaças para Israel, durante a campanha contra o Irã.

"A missão das FDI (Forças de Defesa de Israel) é agora preparar um plano branco e azul (as cores da bandeira israelense) para assegurar que o Irã não possa voltar a ameaçar Israel", disse Katz, apontando em particular a superioridade aérea do Exército sobre Teerã.

Uma semana atrás, Katz deu instruções para as forças israelenses que preparassem "um plano de execução contra o Irã" que inclua manter a superioridade aérea de Israel e impedir o avanço nuclear e a produção de mísseis da república islâmica, conforme anunciou ele mesmo em sua conta na rede social X.

Segundo dados oficiais, a guerra entre os dois países deixou um saldo de ao menos 28 mortos em Israel e 935 no Irã, a maioria civis segundo os relatórios dos dois países. O conflito foi encerrado com um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos que entrou em vigor no dia 24 de junho.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.