Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Israel bombardeia depósito de drones do Hezbollah em Beirute

Israel bombardeia depósito de drones do Hezbollah em Beirute
FDI afirmam que bombardeio atingiu depósito de drones iranianos do Hezbollah (Foto: EFE/Wael Hamzeh)

Ouça este conteúdo

As Forças de Defesa de Israel (FDI) bombardearam nesta sexta-feira (29) um depósito de drones do grupo terrorista Hezbollah, localizado no bairro de Hadahiya, na região sul de Beirute, capital do Líbano. Segundo o Exército israelense, a ação teve como alvo a unidade 127 do grupo islâmico, que havia sido removida anteriormente do sul do território libanês.

De acordo com as FDI, o local armazenava aeronaves não tripuladas fornecidas pelo regime islâmico do Irã e fazia parte da infraestrutura terrorista mantida deliberadamente em áreas densamente povoadas.

“O Hezbollah colocou sua infraestrutura terrorista no coração da população civil”, afirmou o comunicado militar. A prática, já denunciada diversas vezes por Israel, é apontada como uma estratégia dos terroristas libaneses para dificultar as operações israelenses, utilizando civis como escudos humanos. “Este é outro exemplo do uso cínico que faz a organização terrorista de cidadãos libaneses como escudos humanos”, reforçou o Exército.

Israel, por sua vez, deixou claro que continuará adotando medidas para impedir a consolidação de ameaças em sua fronteira norte. “As Forças de Defesa de Israel seguirão atuando para eliminar qualquer ameaça”, destacou o comunicado militar.

A ofensiva foi a primeira realizada por Israel em Beirute desde o fim do cessar-fogo com o Hezbollah assinado em novembro de 2024. O pacto, intermediado por Estados Unidos e França, previa a retirada de forças israelenses do sul do Líbano e o deslocamento de terroristas do Hezbollah ao norte do rio Litani.

O atual líder da organização, Naim Qassem, advertiu neste sábado (29) que, se os ataques israelenses ao território libanês continuarem e o governo de fato do Líbano não agir para “detê-los”, o Hezbollah “eventualmente recorrerá a outras alternativas”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.