Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Israel cancela missão da Unesco na Cidade Antiga de Jerusalém

"A visita foi cancelada porque os palestinos não respeitaram os entendimentos que deviam reger o trabalho da comissão", disse Ben-Dor, porta-voz do Ministério israelense de Relações Exteriores

Israel cancelou no último momento a chegada de uma missão da Unesco para supervisionar a situação na Cidade Antiga de Jerusalém, ocupada pelo país em 1967, após considerar que os palestinos "politizaram" a visita.

"A visita foi cancelada porque os palestinos não respeitaram os entendimentos que deviam reger o trabalho da comissão", disse Ben-Dor, porta-voz do Ministério israelense de Relações Exteriores.

A comissão tinha previsto começar nesta segunda-feira os trabalhos de pesquisa sobre a recuperação e preservação histórica realizados na parte antiga de Jerusalém, declarada patrimônio da humanidade em 1981.

Um ano depois, a Unesco registrou essa parte da cidade entre seu patrimônio de lugares em perigo e passou a visitar o local periodicamente com seus supervisores, mas a última vez que estiveram no lugar foi em 2004.

Por sua localização, em uma zona ocupada de Jerusalém Oriental, a chegada da equipe técnica deve ser coordenada com israelenses e palestinos, o que impediu a visita da missão nos últimos três anos.

Em abril, meses depois da Palestina ser reconhecida como Estado-membro pela ONU, um acordo alcançado com a ajuda dos EUA e da Rússia definiu as bases e os locais que a missão iria visitar.

Israel denuncia que nas últimas semanas os palestinos "politizaram" a missão e que, saindo dos aspectos técnicos, planejavam levar a delegação ao considerado pelos judeus como Monte do Templo ou Esplanada das Mesquitas para os muçulmanos.

De acordo com o jornal "The Jerusalem Post", os palestinos tinham previsto levar os membros da delegação a alguns encontros com personalidades políticas que nada tem a ver com monumentos e preservação.

Ben-Dor disse à Agência Efe que por enquanto "não foi fixada uma nova data" para a visita.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.