Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No sul do Líbano

Israel cria nova “linha amarela” e ataca combatentes do Hezbollah durante cessar-fogo

Israel ataca Hezbollah no cessar-fogo.
Homem caminha em meio a destroços de um prédio destruído na cidade de Nabatieh, no sul do Líbano. (Foto: EFE-WAEL HAMZEH)

Ouça este conteúdo

De forma similar à que vem impondo na Faixa de Gaza, o exército de Israel admitiu, neste sábado (18), ter criado uma “linha amarela” no sul do Líbano para delimitar a zona militarmente controlada por suas tropas. As forças de defesa do país também confirmaram uma série de ataques na região, mesmo sob a condição de cessar-fogo com o grupo terrorista Hezbollah.

De acordo com o comando militar israelense, houve violações à demarcação por parte de combatentes inimigos, o que foi considerado pelo exército liderado por Benjamin Netanyahu como “uma ameaça imediata”.

Segundo a agência de notícias EFE, o comunicado oficial que confirmou o ataque por parte da Força Aérea de Israel não detalhou as datas dessas incursões militares. A trégua entre Líbano e Israel teve início na última quinta-feira (16).

Ataque durante cessar-fogo foi em "legítima defesa", alega Israel

A nota israelense trata os ataques como “legítima defesa e para neutralizar ameaças imediatas”, o que não infringiria as regras do cessar-fogo segundo o governo de Netanyahu. Além de disparar contra os combatentes por terem cruzado a área restrita, as forças de defesa de Israel ainda confirmaram um bombardeio contra equipamentos de infraestrutura no sul do Líbano.

O cessar-fogo entre Israel e Líbano teve a participação do presidente dos EUA, Donald Trump. Em post na rede Truth Social, o norte-americano disse que conversou com o presidente libanês, Joseph Aoun, e com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Israel enfrenta o Hezbollah no Líbano (e não o exército libanês) porque o grupo terrorista iniciou ataques contra o território israelense devido à guerra dos americanos e de Israel contra o Irã, no momento em um cessar-fogo de duas semanas (prazo que termina na terça-feira, 21).

VEJA TAMBÉM:

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.