Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Israel diz que Greta está “segura” e será deportada após interceptação de flotilha

Chancelaria israelense divulgou um vídeo do momento da detenção de Greta Thunberg (Foto: Perfil do Ministério das Relações Exteriores de Israel no X/Reprodução)

Ouça este conteúdo

O governo de Israel informou que a ativista sueca Greta Thunberg estava em um dos primeiros barcos da Flotilha Global Sumud que foram interceptados pela Marinha israelense nesta quarta-feira (1º) no Mar Mediterrâneo.

Assim como os demais ativistas, ela foi presa e será levada para Israel, de onde será deportada.

“Vários navios da flotilha Hamas-Sumud já foram retidos com segurança e seus passageiros estão sendo transferidos para um porto israelense. Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel no X.

A chancelaria israelense acrescentou na postagem um vídeo do momento da detenção de Thunberg.

Ao todo, 47 navios fazem parte da flotilha, transportando mais de 500 pessoas. Os ativistas planejavam levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, mas Israel considerou o plano uma “provocação”, já que há um bloqueio naval na região.

Os ativistas recusaram propostas para entregar no Chipre e no porto israelense de Ashdod os suprimentos.

Em junho, Greta Thunberg já havia tentado atracar com um navio com ajuda humanitária na Faixa de Gaza junto de outros manifestantes, mas foi impedida por Israel.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.