• Carregando...
Tanques israelenses patrulhando ao longo da fronteira com Khan Younis, na parte sul da Faixa de Gaza
Tanques israelenses patrulhando ao longo da fronteira com Khan Younis, na parte sul da Faixa de Gaza| Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram nesta segunda-feira (8) que encontraram postos de lançamento de foguetes do Hamas dentro de uma área humanitária a oeste de Khan Younis, no Sul da Faixa de Gaza, supostamente usados ​​para realizar ataques contra o sul de Israel durante os últimos meses de combates.

De acordo com o comunicado, divulgado no perfil oficial das IDF na rede social X, os civis foram evacuados do local, antes que os caças militares da Força Aérea israelense atingissem com precisão os três postos identificados.

No domingo (7), três lançamentos de foguetes foram identificados na área de Khan Younis, visando comunidades próximas à Faixa de Gaza. Felizmente, segundo Israel, todos as tentativas foram frustradas, caindo em áreas abertas.

Esse é mais um exemplo de como o grupo terrorista utiliza covardemente a população palestina como escudo humano, colocando suas vidas em risco durante o conflito, para fins de estratégia militar.

Outra forma muito usada pelo Hamas para atrair os olhares negativos do mundo contra Israel é a utilização de hospitais do enclave, uma vez que os locais são protegidos pelas leis internacionais de guerra, que também proíbem a utilização de escudos humanos, e têm sido muito procurado por civis como abrigo.

Os terroristas palestinos construíram túneis dentro de instituições de saúde. Em novembro do ano passado, as Forças de Defesa de Israel (IDF) localizaram uma passagem subterrânea que levava a um centro de comando do Hamas localizado sob um hospital infantil de Gaza.

No mesmo mês, o Exército israelense também divulgou imagens que mostravam a entrada de um túnel subterrâneo no hospital Al Shifa, o maior da Faixa de Gaza. Além do túnel, as tropas israelenses encontraram também um veículo com armas, uniformes e explosivos, e um grande depósito de armamentos escondido no hospital, atrás de um aparelho de ressonância.

Em fevereiro deste ano, novas descobertas das IDF revelaram a identificação de uma rede de túneis de 700 metros de comprimento parcialmente abaixo da sede da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNWRA), na cidade de Gaza, o que reforça a suspeita de uso da principal agência de ajuda humanitária local pelos terroristas do Hamas.

Israel e o Hamas discutem a formulação de uma nova trégua na guerra, iniciada em outubro do ano passado. No entanto, os lados não aceitaram as propostas oferecidas até o momento, envlvendo a libertação dos reféns e um cessar-fogo permanente.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, garantiu nesta segunda-feira (8) que “já há uma data” para a invasão de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

A vitória de Israel sobre o Hamas “requer entrar em Rafah e eliminar os batalhões terroristas. Isso vai acontecer, já há uma data”, disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]