
Ouça este conteúdo
As autoridades de Israel libertaram na tarde desta terça-feira (25) Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário vencedor do Oscar "No Other Land", que passou a noite detido após um confronto entre palestinos e colonos israelenses em Susiya, local onde reside no sul da Cisjordânia.
"Depois de estar algemado a noite toda e ter sido espancado em uma base militar, Hamdan Ballal está livre e prestes a retornar para casa com sua família", alegou o codiretor israelense do filme, Yuval Abraham, na rede social X.
Ballal passou a noite em uma delegacia de polícia no assentamento israelense de Kiryat Arba, perto da cidade de Hebron, na Cisjordânia, disseram à Agência EFE parentes do cineasta detido em Susiya.
Segundo o jornal Times of Israel, testemunhas oculares relataram que dezenas de colonos atacaram o vilarejo palestino de Susiya, em Masafer Yatta, ferindo pessoas e destruindo propriedades com pedras, o que acabou gerando reação dos palestinos, que responderam com mais pedras.
Israel rejeitou essa versão, argumentando que a violência teria começado “depois que vários terroristas atiraram pedras em cidadãos israelenses e atingiram seus carros” perto de Susya.
Os militares disseram que quando as tropas chegaram ao local “para dispersar o conflito", várias pessoas começaram a atirar pedras nas forças de segurança. Os soldados, então, prenderam Ballal e os outros suspeitos. Um israelense também foi detido durante os confrontos.




