Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
violência

Israel mata manifestante na fronteira de Gaza, diz hospital

Militares israelenses teriam atacado manifestantes que colocavam bandeiras palestinas em zona restrita

Soldados israelenses mataram nesta quarta-feira um palestino que se aproximou da fronteira da Faixa de Gaza para protestar contra a zona-tampão imposta por Israel naquela área, disseram testemunhas e fontes hospitalares.

Essas fontes disseram que o rapaz de 20 anos participava de um protesto em que manifestantes fincaram bandeiras palestinas no chão perto da cerca fronteiriça, a leste da Cidade de Gaza. Alguns atiraram pedras, e a patrulha israelense do outro lado reagiu a tiros.

Foi a primeira morte nessas manifestações semanais destinadas a mobilizar a opinião pública contra a proibição de que os palestinos cheguem a menos de 300 metros da fronteira, sob pena de serem alvejados.

Uma porta-voz militar de Israel disse que os soldados fizeram disparos de advertências depois que os manifestantes atiraram pedras e acenderam uma fogueira que ameaçava danificar a cerca. Investigadores israelenses estão analisando a acusação de que os soldados teriam baleado um palestino, afirmou ela.

As manifestações em Gaza começaram no mês passado, imitando protestos semelhantes na Cisjordânia contra o confisco de terrenos para a construção de uma cerca separando aquela outra região palestina de Israel.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.