• Carregando...

Beirute, Líbano - Tropas israelenses mataram, neste domingo, 20 manifestantes palestinos nas Colinas do Golã, território sírio ocupado por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, travada em 1967. O confronto começou quando a multidão correu em direção a uma cerca de proteção da fronteira.

O domingo marcou o 44.º aniversário da Guerra dos Seis Dias e Israel passou a data em estado de alerta para evitar a repetição dos protestos palestinos registrados no mês passado, quando 13 pessoas foram mortas por tropas israelenses que tentaram barrar manifestantes.

Tentando repetir a ação, manifestantes da Síria tentaram cortar uma cerca de arame farpado próxima a um campo minado, perto de Majdal Shams. Soldados israelenses lançaram advertências em árabe para que os manifestantes parassem. Após alguns disparos para o alto, diante do avanço da multidão, dispararam contra aqueles que romperam a cerca.

O porta-voz militar de Israel, o general de brigada Yoav Mordechai, confirmou que as tropas abriram fogo contra os palestinos, mas disse que não poderia confirmar o número de vítimas. Mordechai, no entanto, afirmou que os soldados israelenses impediram a violação da fronteira e, mesmo que o elevado número de mortos divulgado fosse verdadeiro, a resposta teria sido "adequada".

À noite, a tensão voltou à região, quando manifestantes drusos, alguns com bandeiras palestinas e sírias, atiraram pedras contra alguns veículos blindados posicionados ao longo da fronteira do território ocupado por Israel. De acordo com a televisão estatal síria, dezenas de manifestantes palestinos dirigiam-se a Quneitra, na contestada região de fronteira, para participar de um acampamento de protesto pacífico por tempo indeterminado.

O governo israelense acusou a Síria de incentivar as manifestações nas Colinas do Golã para desviar a atenção da imprensa internacional da crise política vivida pelo regime do presidente sírio Bashar Assad. Cerca de mil pessoas já morreram desde o início dos protestos contra o governo, em março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]