• Carregando...
Iranianos comemoram nesta segunda-feira (15) em Teerã o ataque com drones e mísseis a Israel
Iranianos comemoram nesta segunda-feira (15) em Teerã o ataque com drones e mísseis a Israel| Foto: EFE/EPA/ABEDIN TAHERKENAREH

O chefe do Estado-Maior do Exército de Israel, Herzi Halevi, afirmou nesta segunda-feira (15) que haverá uma “resposta” israelense ao ataque do Irã com drones e mísseis na noite de sábado (13), mas não divulgou detalhes.

O jornal israelense Haaretz, que cita fontes informadas sobre as discussões, noticiou que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, está inclinado a atacar militarmente o Irã, mas que a pressão internacional para evitar uma escalada na região terá um grande peso sobre a decisão.

Fontes ouvidas pelo Canal 12 de Israel relataram, por sua vez, que o Gabinete de Guerra israelense decidiu revidar “clara e vigorosamente”, para evidenciar que o país “não permitirá que um ataque desta magnitude passe sem uma reação”. Segundo o jornal Times of Israel, a resposta deve ocorrer até segunda-feira que vem (22).

No sábado, o Irã realizou um ataque em resposta a um bombardeio (atribuído a Israel) ao consulado iraniano na Síria que matou um importante líder militar do regime dos aiatolás no início de abril.

Foram mais de 300 drones e mísseis iranianos, dos quais 99% teriam sido interceptados por Israel e forças aliadas, de países como Estados Unidos, Reino Unido e França. Apesar do ataque sem precedentes e da sua escala, ninguém foi morto e não houve feridos graves. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]