• Carregando...
Protesto no consulado israelense em Ancara, capital da Turquia, na noite de terça-feira (17)
Protesto no consulado israelense em Ancara, capital da Turquia, na noite de terça-feira (17)| Foto: EFE/EPA/NECATI SAVAS

Devido a preocupações com segurança, o governo de Israel retirou todos os seus diplomatas da Turquia, informaram duas autoridades de Ancara à agência Associated Press (AP). Segundo esses relatos, entre os diplomatas que se retiraram, está a embaixadora israelense, Irit Lillian.

Israel havia emitido um alerta no início da semana para que seus cidadãos na Turquia deixassem o país, em meio a protestos contra o Estado judeu em países islâmicos devido à guerra de Tel Aviv contra o grupo terrorista Hamas. O conflito foi deflagrado por ataques a Israel no último dia 7 que deixaram 1,4 mil mortos.

As manifestações contra Israel se tornaram mais violentas após um ataque a um hospital na Faixa de Gaza que deixou centenas de mortos esta semana. O Hamas atribuiu o ataque a Israel, mas este apresentou evidências de que a tragédia teria sido ocasionada por uma falha em um lançamento de foguete da Jihad Islâmica.

Representações diplomáticas de Israel e de aliados do Ocidente foram visadas na noite de terça-feira (17) por manifestantes na Turquia e em outros países islâmicos, como Líbano, Iraque, Jordânia e Irã.

Segundo a AP, diplomatas israelenses na Jordânia, Marrocos e Bahrein também deixaram esses países devido a preocupações com segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]