• Carregando...

Israel disse que começou a transferência de milhões de dólares em impostos para a Autoridade Nacional Palestina (ANP) no domingo, depois de um intervalo de 17 meses, com a esperança de incentivar o presidente palestino, Mahmoud Abbas, como forma de apoiar o seu governo de emergência, liderado por Salam Fayyad, a isolar o Hamas .

Uma autoridade palestina disse que o pagamento inicial por parte de Israel totalizou US$ 120 milhões, uma parte da quantidade de dinheiro retida mas suficiente para pagar os salários de um mês aos empregados governamentais.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse que medidas tomadas por Abbas para tentar conter militantes desde que o Hamas tomou a Faixa de Gaza, no mês passado, podem levar também a progresso na frente diplomática. Olmert, entretanto, não especificou como.

Israel congelou as transferências de impostos no dia 1º de fevereiro de 2006, depois que o grupo ativista islâmico venceu as eleições parlamentares. A arrecadação de tributos é a principal fonte de financiamento da Autoridade Palestina, que tem problemas financeiros.

Israel fará a transferência para o governo de emergência estabelecido por Abbas na Cisjordânia ocupada, depois que ele dissolveu o gabinete de união liderado pelo Hamas.

O congelamento das transferências, ao lado de sanções impostas por potências ocidentais, impediu que os funcionários recebessem salários completos por quase um ano e meio e colocaram a Autoridade Palestina à beira do colapso financeiro.

Estas sanções foram suspensas no mês passado para o governo de Abbas, mas continuam valendo contra a administração do Hamas em Gaza.

Além de retomar as transferências automáticas, Israel disse que vai transferir todos os fundos congelados acumulados para o governo de Abbas em cinco ou seis vezes, nos próximos seis meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]