Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Israel vai analisar plano para que Gaza seja anexada gradualmente caso Hamas não se renda

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, conversa com o premiê Benjamin Netanyahu em sessão do Knesset, no final de julho (Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN)

Ouça este conteúdo

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, apresentou numa coletiva de imprensa em Jerusalém nesta quinta-feira (28) um plano para anexação gradual de partes da Faixa de Gaza, para forçar o grupo terrorista Hamas a se render.

Segundo informações do jornal The Times Of Israel, o ministro disse que o objetivo é “vencer [a guerra] em Gaza até o final do ano” e que o plano teria início com um ultimato ao Hamas para se render, se desarmar e libertar os reféns que ainda estão no enclave palestino.

Caso o grupo terrorista se negasse, Israel anexaria semanalmente uma parte do território durante quatro semanas.

Os palestinos seriam instruídos a se deslocarem para o sul de Gaza, e em seguida seria imposto um cerco israelense no norte e no centro do enclave para combater terroristas do Hamas que ainda permanecem nessas áreas, culminando com a anexação dessas regiões, disse Smotrich.

“Isso pode ser alcançado em três a quatro meses”, disse o ministro, que pediu ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, “para adotar imediatamente este plano na íntegra”.

Na semana passada, a Administração Civil israelense aprovou uma proposta que Smotrich havia apresentado dias antes, para um novo assentamento que separará Jerusalém Oriental da Cisjordânia.

O ministro comemorou a aprovação do seu plano, dizendo que ele “apaga na prática a ilusão dos dois Estados”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.