• Carregando...
Palestino usa estilingue para atingir tropas israelenses, durante protesto na Faixa de Gaza | MAHMUD HAMS/AFP
Palestino usa estilingue para atingir tropas israelenses, durante protesto na Faixa de Gaza| Foto: MAHMUD HAMS/AFP

Poucos dias após o anúncio do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, novos foguetes foram disparados da Faixa de Gaza em direção ao Sul de Israel. Segundo o jornal Haaretz, pelo menos dois teriam sido lançados. Um deles caiu em um campo, em Gaza, e o outro foi interceptado por baterias antiaéreas israelenses.

O exercito israelense disse, na quarta, que acreditava que o conflito com Gaza terminaria e não faria novas ofensivas se o grupo terrorista Hamas, que domina a região há mais de uma década, suspendesse o lançamento de foguetes contra Israel. Os terroristas concordaram em aceitar um cessar fogo unilateral após conversações com o Egito, mesmo Israel não fazendo parte delas. 

As tensões continuam na região. Segundo o jornal Times of Israel, Bombeiros israelenses tiveram de conter fortes incêndios na fronteira com Gaza, causados por pipas incendiárias lançadas desde o enclave costeiro. Uma área de proteção ambiental foi atingida.

Leia mais: Hamas e Israel fecham acordo e acertam cessar-fogo

Um oficial de alto escalão disse ao jornal Jerusalem Post que o país está mais próximo de um conflito armado, desde que os grupos terroristas Hamas e Jihad Islâmica promoveram o lançamento de mais de 100 foguetes e morteiros, nesta semana, contra comunidades no Sul do País. 

Em Gaza, Milhares de palestinos, incluindo centenas de trabalhadores médicos em uniformes brancos, participaram neste sábado da procissão de funeral de uma colega que foi morta a tiros por tropas israelenses no dia anterior ao longo da fronteira do território de Israel com a Faixa de Gaza. 

 Parentes afirmam que a paramédica voluntária de 21 anos, Razan Najjar, havia ajudado a tratar feridos durante as semanas de violência na região. Ela é a segunda mulher a ser morta em meio a mais de 115 mortes desde o início de protestos no final de março.  

Leia mais: O Hamas é um grupo terrorista e não deve ser endeusado

O corpo de Najjar foi envolvido em uma bandeira palestina durante a procissão do funeral, que começou no hospital e passou perto de sua casa. Ela era a mais velha de seis irmãos. "Que culpa têm minha filha?", questionou a mãe, Sabreen, vestida de preto e sentada num colchão na sua sala de estar. "Ela vai deixar um grande vazio em casa".

 Ao final do funeral, dezenas caminharam até a cerca que marca a fronteira e começaram a jogar pedras em direção a soldados israelenses do outro lado. Conforme o Ministério da Saúde palestino, cinco manifestantes foram feridos por fogo israelense. 

Na Cisjordânia, militares israelenses afirmam que suas tropas atiraram e mataram um palestino que tentou atropelar soldados usando um trator. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]