• Carregando...
O ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, durante entrevista em fevereiro
O ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, durante entrevista em fevereiro| Foto: EFE/EPA/RICCARDO ANTIMIANI

As autoridades da Itália detiveram nesta segunda-feira (8) um homem acusado de ser “membro ativo” do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) logo após ele aterrissar em Roma, em um voo procedente da Holanda.

O detido, identificado apenas pelas iniciais S.I. e nascido em 1992, é originário do Tajiquistão e é alvo de um mandado de detenção internacional por “ter aderido às fileiras do EI e por ter ido combater na Síria em 2014”, informou a polícia italiana em um comunicado.

Além de ser “um membro ativo” da organização terrorista, a polícia destacou que o suspeito é um fugitivo que usou “numerosos pseudônimos, nacionalidades e diferentes datas de nascimento”.

As autoridades italianas detalharam que os países onde o detido já afirmou ter nascido incluem o Uzbequistão, o Quirguistão e a Ucrânia.

Sua prisão ocorreu na manhã desta segunda-feira no aeroporto Fiumicino de Roma, onde havia chegado em um voo procedente da cidade holandesa de Eindhoven.

As autoridades italianas aumentaram os controles devido “à extrema delicadeza do atual cenário internacional”, com um protocolo que permitiu a detenção deste suspeito.

Neste sentido, o ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, declarou que esta detenção é “um resultado muito importante da eficaz atividade de prevenção” realizada em todo o país para enfrentar a “ameaça terrorista”.

Da mesma forma, defendeu a importância de manter a colaboração internacional e garantiu que a Itália compartilha constantemente com os seus parceiros “seu patrimônio informativo e as suas estratégias operacionais”.

S.I. foi detido por ordem da Interpol, mas não tem antecedentes criminais na Itália, segundo a agência de notícias Ansa, que informa que com o suspeito foram apreendidos um telefone celular e 2 mil euros em dinheiro.

Os investigadores tentam agora descobrir o motivo da sua viagem a Roma. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]