
Um empresário italiano protesta contra o governo de Mario Monti e a União Europeia (UE) na cúpula da basílica de São Pedro, no Vaticano, onde passou toda a noite.
Trata-se de Marcello Di Finizio, dono do restaurante A Voz da Lua, na cidade italiana de Trieste, que no fim da tarde de terça-feira (2) subiu como turista, saltou a cerca de segurança e passou a ocupar uma claraboia da cúpula.
No local desdobrou o seguinte cartaz: "Ajuda. Basta Monti, basta Europa, basta multinacionais. Desenvolvimento? Estão matando todos nós. Isto é só açougue social".
Segundo informou nesta quarta-feira (3) o Vaticano, Finizio manteve ontem à noite uma longa conversa com os ministros para Assuntos Europeus, Enzo Moavero, e para Assuntos Regionais, Piero Gnudi, que lhe ofereceram uma reunião no Palácio Chigi, a Presidência do governo italiano, o que ele rejeitou.
Finizio protesta contra a direção Bolkestein da UE, pelo que deverão passar por leilões as concessões de restaurantes à beira-mar a partir de 2015.
Por conta disso, o empresário já passara três dias em março deste ano preso a um guindaste no porto de Trieste. No fim de julho, Finizio levou suas reivindicações à cúpula da basílica de São Pedro, mas nessa ocasião permaneceu lá por apenas quatro horas.
Enquanto isso, a Praça de São Pedro segue lotada de fiéis que aguardam à audiência pública das quartas-feiras do papa Bento XVI.



