• Carregando...
Shrek e Fiona têm que assumir responsabilidades de soberanos de Tão Tão Distante no novo filme da série. | Fotos: Divulgação
Shrek e Fiona têm que assumir responsabilidades de soberanos de Tão Tão Distante no novo filme da série.| Foto: Fotos: Divulgação

Entenda o caso

João Vasconcellos trabalhava no Iraque na construção de uma usina elétrica. Ele desapareceu no dia 19 de janeiro de 2005 quando radicais islâmicos atacaram o veículo em que ele viajava perto da cidade de Baiji, a cerca de 180 quilômetros da capital iraquiana, Bagdá.

A captura do brasileiro foi reivindicada pelos grupos Brigadas Mujahidin e Exército de Ansar al-Sunna. No mesmo dia em que o engenheiro desapareceu outros dois funcionários que o acompanhavam, um britânico e um iraquiano, foram mortos por rebeldes.

Após mais de dois anos foram localizados os restos mortais de João José Vasconcellos Júnior, brasileiro que era engenheiro da Construtora Norberto Odebrecht e estava desaparecido no Iraque desde 19 de janeiro de 2005.

A identidade dele foi confirmada em exame realizado por peritos forenses, segundo informações do Itamaraty. Com o apoio da Embaixada do Brasil no Kwait foi providenciada a repatriação dos restos mortais, que chegaram nesta quinta-feira (14) a São Paulo.

Desde o desaparecimento do engenheiro brasileiro foram realizados inúmeros contatos junto a governos estrangeiros e entidades não-governamentais.

Personalidades políticas, esportivas e religiosas fizeram apelos humanitários, e familiares do engenheiro gravaram mensagens, veiculadas na imprensa escrita e em cadeias de televisão dos países árabes. Membros das comunidades árabe e islâmica no Brasil também cooperaram na busca de informações.

Nota oficial

Em nota oficial, a construtora Odebrecht diz que desde o desaparecimento de João Vasconcellos, quando do ataque ao comboio em que ele viajava de Baiji para Bagdá, foram feitos inúmeros contatos, liderados pelo Itamaraty, com autoridades estrangeiras e organizações não-governamentais.

"A busca por informações foi desenvolvida de forma ininterrupta e em contato permanente com a família Vasconcellos", continua a nota da construtora. "Todas as iniciativas possíveis foram tomadas, com a cautela e a discrição necessárias, tendo em conta a natureza sensível do caso", segue a nota, que ao final diz que a Odebrecht "lamenta profundamente o triste desfecho do desaparecimento do nosso querido colega João Vasconcellos".

O engenheiro trabalhou na empresa por mais de 20 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]