Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negociações

Japão apresenta medidas de emergência contra tarifas dos EUA

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba (Foto: EFE/EPA/JIA HAOCHENG/ POOL)

Ouça este conteúdo

O governo do Japão apresentou nesta sexta-feira (25) um pacote de medidas econômicas de emergência para combater os efeitos adversos das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes da segunda rodada de negociações comerciais bilaterais programada para a próxima semana.

O pacote de ajuda consiste em cinco pilares, incluindo suporte ao financiamento empresarial e medidas para estimular o consumo, com o objetivo de acalmar as preocupações de que as tarifas americanas possam afetar as exportações japonesas, o que poderia ter um impacto significativo na economia em geral.

O governo do primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, também prometeu cortar os preços da gasolina e do diesel em 10 ienes por litro, fornecer subsídios para contas de energia e considerar expandir empréstimos com juros baixos para pequenas empresas a partir do mês que vem.

As tarifas americanas poderiam "prejudicar substancialmente as indústrias nacionais que sustentam nossa nação, como as indústrias automotiva e siderúrgica", disse Ishiba, enfatizando a necessidade de que Tóquio e Washington colaborem para benefício mútuo.

"É fundamental que transmitamos claramente aos Estados Unidos que as empresas japonesas contribuíram significativamente para a economia americana por meio de investimentos e criação de empregos", acrescentou.

O anúncio das novas medidas ocorre um dia após o governo japonês anunciar uma visita aos Estados Unidos de seu principal representante em questões tarifárias, Ryosei Akazawa, que viajará para a maior economia do mundo a partir do próximo dia 30 para continuar as negociações.

A viagem durará três dias, durante os quais Akazawa, o ministro responsável pela Revitalização Econômica e Novo Capitalismo, deverá se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Scott Bessent, e o representante de Comércio, Jamieson Greer, entre outros.

Isto marcará a segunda rodada de negociações entre Tóquio e Washington sobre questões tarifárias, após a realizada em meados de abril, que se mostrou infrutífera, apesar dos comentários do presidente americano.

O governo japonês vem exigindo ao governo de Trump a isenção da nova tarifa sobre a indústria automotiva, que é particularmente prejudicial ao Japão, já que é uma de suas principais indústrias, tendo os Estados Unidos como seu maior mercado, bem como de outros novos impostos.

O Japão recebeu prioridade nas negociações tarifárias sobre esses tipos de tarifas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.