• Carregando...

O Japão considera enviar navios militares para combater os piratas na costa da Somália, disseram autoridades nesta quarta-feira. "Temos que fazer algo contra os piratas. Estamos considerando várias opções, incluindo enviar navios da Força de Autodefesa ou embarcações de patrulha", disse Mitsuhiro Kobayashi, autoridade do Ministério de Relações Exteriores.

A avaliação do Japão segue a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no começo de dezembro, de estender por mais um ano a autorização para os países entrarem nas águas territoriais da Somália, com aviso prévio, e usar "todas as formas necessárias" para parar os atos de pirataria e roubo armado no mar, afirmou Kobayashi.

Calcula-se que piratas já obtiveram como resgate cerca de US$ 30 milhões este ano, com mais de 40 embarcações seqüestradas ao longo da costa da Somália. O governo do Japão disse que nenhum navio do país foi seqüestrado este ano, mas os piratas atiraram em três embarcações japonesas. Ninguém ficou ferido.

A China também deve enviar navios de guerra na sexta-feira para proteger suas embarcações e tripulações dos piratas. Os navios estão armados com forças especiais e helicópteros e a China planeja compartilhar informações com outros países que operam na região. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]