• Carregando...
Terremoto na Província de  Ishikawa, no Japão
Danos causados pelo terremoto no Japão, que chegou a ocasionar alerta de forte tsunami.| Foto: EFE/JIJI PRESS JAPAN

Após registrar um terremoto de 7,6 graus na escala Richter e ficar horas sob alerta de tsunami, a costa oeste do Japão está fora de risco de sofrer o impacto de ondas gigantes, informaram na tarde desta segunda-feira (1) autoridades japonesas. O país ainda tenta mensurar os danos do desastre ocorrido na província de Ishikawa, que deixou 4 pessoas mortas e dezenas de feridos.

Havia expectativa que ondas de até cinco metros pudessem atingir a costa ocidental do país, no entanto, as autoridades agora afirmam que as ondas não devem passar de um metro. Além do Japão, Rússia e Coreia do Sul também haviam emitido alerta de tsunami.

Horas depois do tremor no Japão, o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, também foi atingido por um terremoto de magnitude 4,1 na escala Richter, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor foi sentido na parte costeira dos condados de Orange e Los Angeles, por volta das 8h27 (13h27 no horário de Brasília), segundo o USGS – que indica baixa probabilidade de vítimas e danos. O risco de tsunami também foi descartado, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês).

Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu ao Japão “qualquer ajuda” necessária para a recuperação dos danos ocasionados pelo terremoto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]