Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Japão instalará sua maior usina de energia solar no oeste do país

Cidade de Setouchi, no oeste do Japão, terá usina de energia solar com capacidade para gerar 230 mil quilowatts, que poderá fornecer energia a cerca de 80 mil residências

A cidade de Setouchi, na província de Okayama (oeste do Japão), vai receber uma usina de energia solar com capacidade para gerar 230 mil quilowatts, o que a transformará na maior do Japão até o momento e em uma das mais potentes do mundo.

O conglomerado americano General Electric (GE) tem intenção de obter a participação majoritária na empresa operadora, o que vai representar sua entrada no florescente mercado japonês de energia fotovoltaica, informou neste domingo o jornal econômico "Nikkei".

A central, que poderá fornecer energia a cerca de 80 mil residências e que está prevista para começar a funcionar em 2018, vai superar em capacidade a de 111 mil quilowatts que o grupo japonês Softbank inaugurará na ilha japonesa de Hokkaido no próximo ano.

Por sua vez, a Eurus, uma sociedade de joint venture estabelecida pela Toyota Tsusho e a Tokyo Electric Power, operadora da usina nuclear de Fukushima, planeja construir uma central no Japão com uma capacidade similar à de Hokkaido.

Espera-se que o custo do projeto em Setouchi seja de cerca de 80 bilhões de ienes (US$ 777 milhões) e que a participação da GE neste custo seja de 12 a 25%.

Embora a energia fotovoltaica e as demais renováveis representem 1% do mercado elétrico japonês, o setor começou a crescer após o acidente nuclear de Fukushima, provocado pelo terremoto e tsunami de 2011.

Além disso, o governo japonês planeja uma nova estratégia na qual as energias renováveis podem responder por 20% ou 30% da do total gerado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.