
Ouça este conteúdo
O governo do Japão divulgou um relatório nesta semana apontando para a possibilidade de ser atingido por um terremoto de magnitude 9, que pode deixar mais de 300 mil mortos.
Segundo o documento, os tremores serão tão fortes que poderão provocar tsunamis devastadores, causar inundações e desabamento de centenas de prédios. Além dos estragos físicos, a economia japonesa também pode sofrer perdas de até US$ 1,81 trilhão.
Na previsão do governo, há 80% de chance de um megaterremoto de magnitude 8 ou 9 atingir a região de Nankai Trough, uma falha submarina de 900 km onde a Placa do Mar das Filipinas se choca com a Placa Eurasiática.
O estudo aponta que as tensões tectônicas acumuladas no local podem resultar em um abalo sísmico aproximadamente uma vez a cada 100 a 150 anos.
A última vez que um terremoto de magnitude 9 atingiu o país foi em 2011, deixando um rastro de destruição, com mais de 15 mil pessoas mortas.
No ano passado, o Japão ampliou a possibilidade da ocorrência, após um terremoto menor, de magnitude 7,1 atingir a região.
VEJA TAMBÉM:




