Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relatório

Japão se prepara para megaterremoto que pode deixar milhares de mortos

Equipes de resgate procuram pessoas desaparecidas em um prédio que desabou em Monzen Town, Wajima City, janeiro de 2024 (Foto: EFE/EPA/FRANCK ROBICHON)

Ouça este conteúdo

O governo do Japão divulgou um relatório nesta semana apontando para a possibilidade de ser atingido por um terremoto de magnitude 9, que pode deixar mais de 300 mil mortos.

Segundo o documento, os tremores serão tão fortes que poderão provocar tsunamis devastadores, causar inundações e desabamento de centenas de prédios. Além dos estragos físicos, a economia japonesa também pode sofrer perdas de até US$ 1,81 trilhão.

Na previsão do governo, há 80% de chance de um megaterremoto de magnitude 8 ou 9 atingir a região de Nankai Trough, uma falha submarina de 900 km onde a Placa do Mar das Filipinas se choca com a Placa Eurasiática.

O estudo aponta que as tensões tectônicas acumuladas no local podem resultar em um abalo sísmico aproximadamente uma vez a cada 100 a 150 anos.

A última vez que um terremoto de magnitude 9 atingiu o país foi em 2011, deixando um rastro de destruição, com mais de 15 mil pessoas mortas.

No ano passado, o Japão ampliou a possibilidade da ocorrência, após um terremoto menor, de magnitude 7,1 atingir a região.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.