Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão nuclear

Japão se compromete a cortar importação de petróleo iraniano

Os Estados Unidos aumentaram as sanções contra a República Islâmica em resposta ao conturbado programa nuclear iraniano

O Japão prometeu nesta quinta-feira tomar medidas concretas para cortar as importações de petróleo iraniano depois que o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, fez um pedido de apoio durante uma visita ao país.

Os Estados Unidos aumentaram as sanções contra a República Islâmica em resposta ao conturbado programa nuclear iraniano.

Geithner recebeu positivamente a cooperação do Japão, um sinal encorajador para a política externa norte-americana, depois que a China recusou o apoio às sanções dos Estados Unidos, que têm como objetivo atingir os rendimentos iranianos com o petróleo. O produto é vital para a economia do país, de 74 milhões de habitantes.

O Irã poderá ter de enfrentar cortes nas importações de petróleo por parte da China, Japão e Índia, os três maiores compradores, que juntos correspondem a mais de 40% das exportações de petróleo bruto do país.

A União Europeia, um grande comprador, já se comprometeu a banir as importações do petróleo iraniano.

O ministro das Finanças do Japão, Jun Azumi, disse que o petróleo bruto iraniano representa 10% das importações totais do produto pelo país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.