Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Japonês será primeiro a tentar escalar Everest após terremoto

Nobukazu Kuriki, com 33 anos e de Tóquio, fará sozinho uma tentativa de chegar ao topo do Everest, a 8.850 metros de altura, por meio da rota conhecida como Southeast Ridg

Um japonês será a primeira pessoa a tentar escalar o monte Everest desde que ocorreu o terremoto devastador no Nepal, que deixou 18 escaladores mortos e afetou uma indústria que leva milhares de pessoas ao país.

Nobukazu Kuriki, com 33 anos e de Tóquio, fará sozinho uma tentativa de chegar ao topo do Everest, a 8.850 metros de altura, por meio da rota conhecida como Southeast Ridge, desbravada por Sir Edmund Hillary e Sherpa Tenzing Norgay em 1953, informou no domingo (22) o governo do Nepal.

“Eu escolhi vir agora ao Nepal, que apresenta problemas por causa do terremoto”, disse Kuriki a jornalistas.

Kuriki vai escalar a montanha no outono, que se inicia no mês que vem, uma época não muito popular entre os escaladores por causa do frio extremo e períodos curtos com a luz do dia.

“Kuriki vai escalar em um momento em que há confusão no mundo sobre a segurança do Nepal depois do terremoto”, informou o ministro do Turismo nepalês, Kripasur Sherpa, depois de fornecer a autorização para a escalada.

“Isso servirá de exemplo para outros visitantes que chegam ao Nepal, que está seguro para escalar montanhas.”

Dois terremotos em abril e maio mataram 8.900 pessoas no Nepal. Cerca de 400 montanhistas estrangeiros que estavam na base do Everest tiveram de desistir da escalada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.