
Ouça este conteúdo
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e sua família participaram nesta Sexta-feira Santa (18) dos ritos da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro, no Vaticano, embora sem a presença do papa Francisco, que segue se recuperando de problemas respiratórios.
Vance foi ao templo do Vaticano acompanhado de sua esposa, Usha, e seus três filhos, e se sentou na primeira fila em frente ao altar.
O vice-presidente de Donald Trump está em visita oficial à Itália até domingo e, após se reunir nesta sexta com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, também deve se encontrar com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
A liturgia da Sexta-feira Santa, que lembra a Paixão de Jesus, é um dos ritos mais solenes do calendário litúrgico e é o único dia em que não se celebra missa.
Ainda em recuperação de problemas respiratórios que o mantiveram hospitalizado em Roma por 38 dias, até 23 de março, o papa, de 88 anos, reduziu drasticamente sua agenda nesta Semana Santa, delegando missas a cardeais.
O papa delegou o rito da Paixão ao cardeal italiano Claudio Gugerotti, e também não deve comparecer à tradicional Via Crucis no Coliseu Romano. Francisco inclusive já havia deixado de participar dessa cerimônia específica nos últimos dois anos para evitar o frio.



