Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Atentado em Boston

Jihadistas chechenos negam ligação com atentado

"Os caucasianos Mujahadeen não estão brigando com os Estados Unidos da America. Nós estamos em guerra com a Rússia, que não apenas é responsável pela ocupação do Cáucaso, mas também por abomináveis crimes contra muçulmanos", diz a nota

Um site jihadista, ligado ao movimento islâmico e fundado por um militante checheno, postou uma nota neste domingo dizendo que o grupo não tem responsabilidade pelo atentado a bomba durante a Maratona de Boston, na última segunda-feira.

"Os caucasianos Mujahadeen não estão brigando com os Estados Unidos da America. Nós estamos em guerra com a Rússia, que não apenas é responsável pela ocupação do Cáucaso, mas também por abomináveis crimes contra muçulmanos", diz a nota no site VDagestan.com, assinada pelo Comando dos Mujahadeen de Vilayat no Daguestão. Vilayat é como o líder militante Doku Umarov chama a região onde ele e seus seguidores buscam escapar do controle russo e criar um emirado caucasiano.

A mensagem diz que as reportagens especulando sobre as conexões entre os suspeitos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev e os movimentos de militantes do Cáucaso apenas visam promover a "propaganda russa". Por quase duas décadas, a Rússia tem tentado subjugar a insurgência islâmica na região.

"Se o governo dos EUA realmente está interessado em descobrir os verdadeiros mentores das explosões em Boston, e não apenas ficar jogando com a Rússia, então eles deveriam focar no envolvimento dos serviços de segurança russos nos eventos", afirma a nota. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.