• Carregando...
O premiê britânico, Boris Johnson, posa para foto ao lado do presidente americano, Joe Biden, durante cúpula do G7 nos Alpes da Baviera, na Alemanha
O premiê britânico, Boris Johnson, posa para foto ao lado do presidente americano, Joe Biden, durante cúpula do G7 nos Alpes da Baviera, na Alemanha| Foto: EFE/Christian Bruna

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, reuniu-se nesta segunda-feira (27) durante a cúpula do G7 na Alemanha com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na qual garantiu que a soberania das Ilhas Malvinas “não está em questão”.

Johnson foi “firme” quando o presidente argentino “levantou a questão” do controle do arquipélago atlântico, conforme descrito por um porta-voz de Downing Street, seu gabinete e residência oficial.

“O primeiro-ministro salientou que os habitantes das Malvinas, como todas as pessoas, têm direito à autodeterminação”, disse o porta-voz, apenas duas semanas após o 40º aniversário da guerra pelas Malvinas vencida pelo Exército britânico.

No entanto, Johnson e Fernández elogiaram o “valor da amizade entre britânicos e argentinos” e optaram por “encontrar formas de fortalecer a relação” entre os dois países.

Na reunião durante a cúpula dos países industrializados, na qual Fernández é convidado para representar a América Latina e o Caribe, os dois líderes concordaram em trabalhar juntos em várias áreas, incluindo a promoção da energia sustentável.

Eles também abordaram possíveis soluções para desbloquear as exportações de cereais da Ucrânia e discutiram a evolução do conflito desencadeado pela invasão russa em 24 de fevereiro.

Johnson destacou “a importância da comunidade internacional em apoiar a soberania da Ucrânia” e disse a Fernández que “os ucranianos não vão parar de lutar” em nenhuma circunstância.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]