Um jornal alemão publicou neste sábado novas fotografias em que, supostamente, soldados do país profanam ossadas humanas no Afeganistão. Pelas imagens, os soldados teriam, em zombaria, simulado a execução de um esqueleto montado a partir de vários restos humanos.
As imagens foram publicadas três dias depois de um dos principais jornais alemães ter mostrado fotos de soldados posando com crânios.
Na sexta-feira, a Alemanha suspendera dois soldados por envolvimento no episódio. No sábado, o jornal Bild publicou as novas fotos. Segundo o jornal, é possível que mais soldados do que se pensava estejam envolvidos no escândalo.
O Ministério da Defesa disse na sexta-feira que os dois soldados suspensos tiraram as fotos em 2003. Outras imagens seriam de 2004. A primeira-ministra Angela Merkel prometeu punir os responsáveis e pediu que a população afegã reagisse com calma ao escândalo.
Há temores de que as tropas alemãs possam correr riscos maiores depois da publicação das fotos.
``É essencial que o Afeganistão saiba que essas ofensas não serão toleradas, e sim punidas'', afirmou Merkel em entrevista à revista Focus.
Nove suspeitos foram investigados até agora sobre o tema.
Leia mais: O Globo Online



