• Carregando...
O jornalista russo Arkady Babchenko é crítico do governo de Vladimir Putin | INNA SOKOLOVSKAAFP
O jornalista russo Arkady Babchenko é crítico do governo de Vladimir Putin| Foto: INNA SOKOLOVSKAAFP

O jornalista russo Arkady Babchenko, que teria sido assassinado na noite desta terça-feira (29) segundo noticiaram os principais jornais do mundo, apareceu em uma transmissão ao vivo na televisão, vivo e bem. 

Babchenko, de acordo com o jornal britânico The Guardian, esteve presente em uma coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira, quando policiais dariam mais informações sobre a sua morte.

Segundo as autoridades ucranianas explicaram, o suposto assassinato foi uma encenação combinada entre ele e o serviço de segurança da Ucrânia como parte de uma investigação sobre as ameaças de morte que o jornalista vinha recebendo. O objetivo, segundo informou o Yahoo News, era acabar com uma conspiração russa para matá-lo.

A polícia ucraniana contou que a operação resultou em uma prisão, mas não ficou claro se houve uma relação direta com a encenação da morte do jornalista russo.

Babchenko pediu desculpas a todos que estavam em luto pela sua falsa morte. Aparentemente nem sua esposa, que segundo a polícia teria encontrado-o morto, sabia da trama. “Desculpas especialmente para a minha esposa, Olenchka, não houve outra opção”, disse ele na coletiva de imprensa.

Na terça-feira, policiais ucranianos disseram que Babchenko havia sido baleado quando saía de casa para comprar pão e que teria morrido a caminho do hospital devido aos ferimentos. A suposta morte estaria relacionada ao seu trabalho como repórter.

O jornalista é crítico do presidente russo Vladimir Putin. Ele relatou ter sofrido diversas ameaças ao longo de sua carreira, motivo pelo qual se mudou para a Ucrânia.

"Alguns querem que eu perca a cidadania russa, outros estão fazendo um jogo online no qual você pode me bater até a morte", disse ele. "Na Rússia, dissidentes como eu são assediados sem que nada aconteça".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]