Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Síria

Jornalistas são libertados após seis meses de sequestro

Espinosa e Vilanova, fotógrafo, foram capturados há 194 dias, em 16 de setembro após terem produzido por duas semanas reportagens sobre as consequências da guerra civil

Os jornalistas espanhóis do diário "El Mundo'' Javier Espinosa e Ricardo García Vilanova, sequestrados na Síria, foram libertados e encontrados neste sábado (29) por soldados turcos na região de fronteira com o país.

Espinosa e Vilanova, fotógrafo, foram capturados há 194 dias, em 16 de setembro, ao tentar deixar a Síria após duas semanas de trabalho, nas quais produziram reportagens sobre as consequências da guerra civil. A dupla foi sequestrada por radicais islâmicos.

Às 21h27 locais (17h27 em Brasília), Espinosa ligou para a redação e disse: "sou Espinosa''. Segundo o periódico, ele usou " voz pausada, o mesmo tom de sempre, como se em vez de seis meses tivessem se passado só alguns dias''.

Os dois foram levados para um aeroporto da Turquia, onde embarcaram para a Espanha.

Na Síria, Espinosa viveu outra situação de grande perigo. Em 2012, quando a jornalista Marie Colvil e o fotógrafo Remi Ochlik foram mortos durante um ataque à um centro de mídia em Homs, ele estava no quarto ao lado e escapou por pouco.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.