• Carregando...
Caitlin Huber morreu vítima da nova gripe nos EUA | Reprodução/Omaha.com
Caitlin Huber morreu vítima da nova gripe nos EUA| Foto: Reprodução/Omaha.com

A jovem norte-americana Caitlin Anne Treat Huber, 20 anos, que morreu vítima do vírus Influenza A (H1N1) em 30 de maio, em Chicago, nos Estados Unidos, nasceu em Fortaleza e foi adotada aos 3 meses de vida. Ela estava grávida de 27 semanas e o parto foi feito de forma emergencial no dia anterior no hospital Illinois Medical Center at Chicago.

Segundo a pediatra Solange Uchôa de Oliveira, 57 anos, que ficou com Caitlin desde seu nascimento até o dia em que foi adotada pelo casal Vicki Treat e Charles Huber, a jovem gostava do Brasil e chegou a visitar sua terra natal pelo menos uma vez, em 2003. "Eu fiquei com ela desde o dia 28 de janeiro de 1989, quando ela nasceu, até abril do mesmo ano, quando ela foi adotada. Depois disso, fiquei amiga da nova família dela, já que a mãe biológica permanece desconhecida até hoje."

Solange afirmou que o processo adotivo na década de 1980 era mais simplificado. "Se fosse hoje, certamente a Caitlin não teria sido adotada, principalmente por um casal de estrangeiros."

À época, a pediatra tinha uma filha, Gisele, de 8 anos. A maternidade, segundo ela, ajudou a cuidar de Caitlin até ser adotada. "Esse convívio fez com que as duas se tornassem amigas. Elas se conheciam e minha chegou a visitar a Caitlin nos Estados Unidos", afirmou Solange.

A pediatra disse que Caitlin foi internada dia 23 de maio com sintomas de pneumonia, o que já seria indícios da nova gripe, contraída possivelmente em Illinois. "A criança ainda está internada, pois é prematura, muito pequena. Ela está sendo medicada para evitar que ela contraia outras doenças e até mesmo a gripe suína", disse Solange.

"Foi uma pena o que aconteceu", disse Gisele de Oliveira, 28 anos, filha da pediatra Solange e que se considerava irmã de Caitlin. "Ela era como uma filha para mim", disse Solange.

Segundo a pediatra, o corpo de Caitlin foi cremado em 3 de junho, nos Estados Unidos.

No Brasil

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (9), que foram confirmados mais dois novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) – um em Santa Catarina e um no Distrito Federal. Os dois pacientes foram infectados durante viagem ao exterior. Ambos estão em isolamento domiciliar e passam bem. Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 40.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]