Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Jovem palestino morre em protesto contra governo israelense

Manifestação era contra assentamentos judeus em Jerusalém oriental. Iniciativa do governo desencadeou onda de violência na região

Um jovem palestino morreu neste sábado (20) durante o protesto contra o plano do governo israelense de estabelecer novos assentamentos para judeus em Jerusalém Oriental.

Desde o anúncio dessa proposta, no começo do mês, o clima é cada vez mais tenso na região e já existe o temor de uma nova intifada.

Em Jerusalém, os manifestantes queimaram pneus e atiraram pedras contra os militares, que responderam com balas de borracha e bombas de gás.

Na faixa de Gaza, a aviação israelense realizou novos bombardeios em resposta ao lançamento de um foguete contra o sul de Israel que matou uma pessoa na quinta-feira.

A onda de violência começou com a decisão do governo israelense de construir 1.600 casas para judeus em Jerusalém Oriental, uma área de maioria palestina.

A medida recebeu críticas ao redor do mundo, inclusive do maior aliado de Israel, os Estados Unidos.

Neste sábado, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu com o premiê palestino e também condenou as novas construções.

Além disso, o enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, anunciou em Paris, que vai se reunir com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, domingo, e com o presidente palestino, Mahmud Abbas, no dia seguinte.

"Partirei imediatamente para o Oriente Médio e me reunirei com o primeiro-ministro Netanyahu em Jerusalém, amanhã (domingo), e com o presidente Abbas, na segunda-feira", disse Mitchell em Paris após se encontrar com o ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.