Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Marcelo Gomes da Silva

Juiz determina libertação de estudante brasileiro preso por autoridades migratórias dos EUA

Amigos e familiares de Marcelo Gomes da Silva fazem manifestação em frente a tribunal de imigração em Chelmsford, no estado de Massachusetts (Foto: CJ GUNTHER/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Um juiz de imigração dos Estados Unidos determinou nesta quinta-feira (5) a libertação do estudante brasileiro Marcelo Gomes da Silva, de 18 anos, aluno de uma escola de ensino médio no estado de Massachusetts que havia sido preso no último fim de semana por autoridades federais de imigração.

Segundo informações da agência Associated Press, foi fixada uma fiança de US$ 2 mil e Silva foi libertado após uma audiência por vídeo no tribunal de imigração de Chelmsford. A Justiça deu prazo até 16 de junho para que o governo Trump se manifeste sobre o caso.

“Eu amo meu filho. Precisamos que o Marcelo volte para casa. Não há família sem ele”, disse João Paulo Gomes Pereira, pai do adolescente, em um vídeo divulgado na quarta-feira (4) pelo advogado do filho. “Nós amamos os Estados Unidos. Por favor, tragam meu filho de volta.”

O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) informou que na verdade as autoridades migratórias estavam em busca do pai de Silva, cujo carro ele utilizava e foi parado numa blitz de trânsito, e que o jovem foi preso porque está ilegalmente nos Estados Unidos.

Segundo a Reuters, documentos da Justiça americana apontaram que Silva entrou nos Estados Unidos com visto de estudante, que expirou; porém, ele ainda pode solicitar asilo e pretende fazê-lo, de acordo com esses documentos.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.